História da Literatura


Como já dissemos, a partir da leitura de Souza (2006), a disciplina conhecida como História da Literatura serve de suporte para as demais, porque oferece uma visão global acerca do objeto de estudo do campo literário. Ora, se o primeiro passo de um trabalho científico é observar e procurar descrever o objeto de análise; tendo uma visão do conjunto fica mais fácil situar o elemento no universo a que pertence.

Otto Maria Carpeaux fez um ótimo compêndio da literatura ocidental, divulgando criticamente obras produzidas na Grécia Antiga, a romana, as escassas obras literárias escritas ao longo da Idade Média, o retorno ao clássico que esteve em moda no século XVI, a excentricidade das obras barrocas em oposição ao racionalismo pregado pelos artistas diretamente anteriores, as mudanças de estilo do romantismo dando as marcas da modernidade, a escola realista com sua ânsia pela retratação fiel da realidade, as revoltas que consolidaram o modernismo e, por fim, as tendências contemporâneas (da literatura da segunda metade do século XX). Interessado em marcar os fatos literários ao invés de apenas delimitar obras, autores e datas; o autor se aproveita dessa divisão tradicional dos estilos de época para discutir as especificidades de cada geração de textos.

Quanto à literatura escrita em língua vernácula, Bosi (1987) é um ótimo guia para conhecer autores e tendências brasileiras que vigoraram ao longo de nossa história, assim como Saraiva (1957) nos permite retornar à literatura portuguesa, tão cara ao entendimento de nossa cultura luso-afro-indígena.

Sempre que possível, também procuraremos ler as obras africanas de língua portuguesa, mesmo que sem o auxílio de um bom manual que as organize. Assim como outras literaturas não contempladas pela historiografia literária, ou seja, os textos ficcionais não-indo-europeus; procurando sempre trabalhos acadêmicos que os contextualize.

Indicação bibliográfica:
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1987.
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. História da literatura portuguesa. 2 ed. rev. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. Rio de Janeiro: Cruzeiro, 1966. 8 vols.