Teoria da Literatura


Como vimos em Souza (2006), a Teoria da Literatura é uma das disciplinas do campo de estudos literários. Porque ela busca a sistematização dos fatos literários procurando o que há neles de mais geral e abstrato, de forma a se construir uma teoria de base, percebemos nela um caráter de introdução dentro do campo, assim como na história da literatura. 

De utilidade para todas as demais disciplinas, a Teoria da Literatura não oferece um caminho único nem completo, como aliás, não o oferece nenhum ramo científico, mas é possível escolher dentro dela um percurso que ajude a encontrar um modo organizado e sistemático de ler e analisar literaturas.

Em contato com o livro de Amora e com a definição do e-Dicionário, optamos por seguir um caminho de leituras que vai desde os textos mais clássicos e antigos, a partir da Poética de Aristóteles, até os autores mais recentes, de acordo as possibilidades comparatistas das ferramentas de análise teorizadas por eles. Aqui no blog, escreveremos sobre essas leituras em sessão específica.

Com razão se diz que a teoria da literatura é uma introdução aos demais estudos literários [...]. Uma disciplina que, embora do domínio de especialistas, está se generalizando nos meios escolares e junto ao grande público como uma indispensável introdução à compreensão da literatura (p. 43 e 36).

Indicação bibliográfica:
AMORA, António Soares. Introdução à teoria da literatura. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.


Obs: Outras importantes referências
CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999. (Original em inglês).
ZILBERMAN, Regina. Teoria da Literatura I. Curitiba: IESDE, 2012.
COSTA, Marta Morais da. Teoria da Literatura II. Curitiba: IESDE, 2008.
OLIVEIRA, Silvana. Teoria da Literatura III. Curitiba: IESDE, 2012.