História do Cinema



Vimos em Souza (2006) que a disciplina conhecida como História da Literatura serve de suporte para as demais porque oferece uma visão global acerca do objeto de estudo do campo literário. Sem um guia semelhante de introdução aos estudos de cinema, resolvemos recorrer ao mesmo paradigma, procurando na visão do conjunto uma forma mais consciente de enxergar o objeto de análise. Pois, como diria Cícero, não conhecer o passado é permanecer sempre criança¹.

Contrariamente ao que se possa imaginar, mesmo não sendo uma disciplina tão consolidada como a História da Literatura, a História do Cinema possui bons guias em português, trabalhos de autores que não se atêm aos filmes produzidos no ocidente. Destacamos os volumes organizados pelo professor Fernando Mascarello, a partir dos quais iremos percorrer os clássicos do cinema produzidos ao redor de todo o mundo; o História do cinema brasileiro organizado pelo professor Fernão Ramos, para conhecer melhor as obras nacionais; o História do cinema português do professor Luís de Pina; sem deixar de ver os filmes mais recentes do Brasil, de Portugal e do mundo, procurando, sem ajuda de manual, conhecer também a história do cinema africano de língua portuguesa.

Seguindo o conselho de Menezes (1993), vamos selecionar os filmes que desejamos conhecer mais profundamente (formando nosso repertório de leituras fílmicas) e que nos ajudarão a compor nossas próprias ideias acerca das linguagens cinematográficas. À maneira como estamos fazendo com a Literatura, transformamos os livros aqui indicados em pedra de toque.

Também destacamos a importância de se estudar concomitantemente a História da Arte em geral, para ser capaz de conhecer fontes e influências mais indiretas e interartísticas. Para orientar esse estudo, elegi o manual de Graça Proença.

Indicação bibliográfica:
MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. (Coleção Campo Imagético).
_____.; BATISTA, Mauro (orgs). Cinema mundial contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008. (Coleção Campo Imagético).
RAMOS, Fernão; MOURA, Roberto (orgs.). Historia do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Art Editora, 1990.
PINA, Luís de. História do cinema português. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1986. (Colecção Saber, 190). 
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2000.

¹Ideia a que também recorre Francisco Noa no artigo "Literatura colonial em Moçambique: o paradigma submerso". In: Via Atlântica, n.3, art.05, 1999. 

Obs: Outras importantes referências
RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe (orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Senac, 1997.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (Coleção Leitura).
MATOS-CRUZ, José de (org.). O cais do olhar. Fotocinema português.Lisboa: Instituto Português de Cinema, 1981.
COSTA, Henrique Alves. Breve História do Cinema Português (1898-1962). Lisboa: Instituto de Cultura e de Língua Portuguesa, 1977. ( ICALP, Coleção Biblioteca Breve, 11).
COELHO, Eduardo Prado. Vinte anos de cinema português (1962-1982). Lisboa: Instituto de Cultura e de Língua Portuguesa, 1983. (ICALP, Coleção Biblioteca Breve, 78).

Nenhum comentário:

Postar um comentário