Magia e técnica, arte e política


Os ensaios de Walter Benjamin sobre Literatura e Outras Artes reunidos neste primeiro volume de suas Obras escolhidas e publicadas em português são clássicos da Literatura Comparada, pedra de toque dos estudos das produções artísticas da primeira metade do século XX. Entre os ensaios, merecem destaque "O narrador", uma figura, ou elemento da narrativa, que estaria desaparecendo na Era Moderna juntamente com a valorização das experiências individuais; e "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica", discutindo a 'aura' da obra de arte, desde sempre reprodutível, mas nunca de forma tão automatizada, e o status de arte da fotografia e do cinema.

"No cinema, mais que em qualquer outra arte, as reações do indivíduo, cuja soma constitui a reação coletiva do público, são condicionadas, desde o início, pelo caráter coletivo dessa reação. Ao mesmo tempo que essas reações se manifestam, elas se controlam mutualmente" (p. 188).

Indicação bibliográfica:
BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário