Literatura Comparada: textos fundadores


Carvalhal e Coutinho reúnem os ensaios centrais dos primeiros autores da disciplina Literatura Comparada. Discussões como os objetos de textos, os preceitos metodológicos, os diversos vieses de análise, o que cabe e o que não cabe à esta área de estudo acadêmico permeiam estes textos fundamentais para os pesquisadores da área. Entre os autores, Wellek se destaca por ampliar o campo de estudos da Literatura Comparada e colocar em xeque sua funcionalidade enquanto disciplina e orientação científica: 

"A literatura 'comparada' restringe-se ao estudo das inter-relações entre duas literaturas, enquanto a literatura 'geral' se preocupa com os movimentos e estilos que abrangem várias literaturas. Esta distinção, sem dúvida, é insustentável e impraticável. […] Por que deveríamos distinguir um estudo sobre a influência de Byron em Heine de um estudo do byronismo na Alemanha? A tentativa de restringir a 'literatura comparada' a um estudo de 'comércio exterior' entre literaturas é certamente infeliz. A literatura comparada seria, em seu objeto de estudo, um conjunto incoerente de fragmentos não relacionados: uma rede de relações constantemente interrompidas e separadas dos conjuntos significativos. O comparatista qua comparatista, neste sentido limitado, só poderia estudar fontes e influências, causas e efeitos, e seria impedido, até mesmo, de investigar uma única obra de arte em sua totalidade, uma vez que nenhuma obra pode ser inteiramente reduzida a influências externas ou considerada um ponto irradiador de influência sobre países estrangeiros apenas" (Wellek in Coutinho&Carvalhal, p. 109).

Indicação bibliográfica:
COUTINHO, Eduardo Faria; CARVALHAL, Tania Franco (orgs.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Obs: Textos introdutórios escritos pelos organizadores, ambos importantes professores de literatura comparada
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada: a estratégia interdisciplinar. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada, Niterói: Abralic, n. 1, p. 9-21, mar. 1991. [Artigo de abertura ao primeiro número da primeira revista brasileira voltada aos estudos de literatura comparada].
COUTINHO, Eduardo Faria. Literatura comparada, literaturas nacionais e o questionamento do cânone. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro: Abralic, n. 3, p. 67-73, 1996.
COUTINHO, Eduardo Faria. Do uno ao diverso: breve histórico crítico do comparatismo. In: Revista Organon, Porto Alegre: UFRGS, 10(24), p. 25-33, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário