O que é literatura?




Decidimos começar pelo começo, e quem melhor para ajudar que o professor português Salvato Telles, que além de lecionar Teoria Literária na Universidade Clássica de Lisboa é crítico de cinema da RTP? Assumindo o seguinte conceito de literatura: texto escrito do suceder imaginário, arte da imaginação posta no papel, criação artística, ele dá as características fundamentais dos principais gêneros literários, poesia, romance, conto, novela e drama – este último mais afeito ao teatro – enquanto analisa algumas obras clássicas, poemas de Carlos de Oliveira, Dom Quixote de Cervantes e Hamlet de Shakespeare.

Pela linguagem bastante acessível e entonação professoral, seu livro é um ótimo instrumento de introdução aos estudos das Letras e por isso o elegemos como pedra de toque. Um conselho importante que não podemos deixar de reproduzir aqui é que aqueles que estão trabalhando por sua erudição precisam ler os grandes clássicos, independente da área do saber em que atuam profissionalmente. Lembrando que a leitura dos comentadores só é produtiva quando primeiro se encarou o texto original.

Como é a definição de Literatura que nos interessa, resta-nos indicar a leitura do verbete no e-Dicionário de Termos Literários Carlos Ceia, que dá acesso a uma definição mais acadêmica. Lembrando que, pelo caráter complexo dessa questão, é possível procurar respondê-la de muitas outras formas, adotando várias outras perspectivas.

Indicação bibliográfica:
MENEZES, Salvato Telles. Literatura. Série 'O que é'. Lisboa: Difusão Cultural, 1993.


Obs: Sobre esse assunto, não poderia deixar de mencionar dois clássicos:
SARTRE, Jean Paul. Que é a literatura. Trad. Carlos Felipe Moisés. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. (Original francês).
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilton Moulin. São Paulo: Companhia das Letras; Penguin, 2009. (Original italiano).