Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa




Enfim chegou o momento de tecer algumas considerações acerca do programa de que participamos: os estudos comparados de literaturas de língua portuguesa (ECLLP), desenvolvido na FFLCH-USP. Com caráter essencialmente interdisciplinar, o programa nasce da Literatura Comparada mas não se atém à ela, pois visa promover um estudo integrado das literaturas produzidas nos países de língua portuguesa, além de ampliar seu objeto de estudos para outras manifestações culturais (como o cinema).

Por meio de três linhas de pesquisa: Relações literárias entre Brasil, Portugal e África; Literatura e sociedade nos países de língua portuguesa (na qual estamos trabalhando); e Literatura Infantil/Juvenil em língua portuguesa, o programa procura, mais do que contribuir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desenvolver trabalhos que possibilitem um conhecimento mais profundo daquele Outro que de certa forma não deixa de fazer parte do Eu nacional. 

Assim como o programa, acreditamos que estando nós mais integrados às produções culturais dos povos com os quais compartilhamos a língua (grande elo comum desde os aqueus), seremos não só capazes de entender melhor o próprio desenvolvimento cultural brasileiro, em termos de raízes e originalidades, como aguçaremos o olhar crítico perante o câmbio de influências culturais com outros povos. Pois como bem disse o professor Benjamin Abdala, "pelas margens de um mundo de fronteiras múltiplas, parece-nos imprescindível buscar novas associações no campo do comunitarismo cultural a que historicamente nos vinculamos – articulações que efetivamente não produzam gestos coloniais ou imperiais" (p. 79), mas que, pelo contrário, sirvam como ferramenta de resistência à cultura normal que a hegemonia neoliberalista estadunidense vem incutindo por meio da globalização econômica e cultural ficcionalizada por Hollywood e sua fábrica de mitos.

Como pedras de toque, elegemos os livros dos professores Benjamin Abdala Jr., que está à frente do programa na USP, e Salvato Trigo, que desenvolve um trabalho semelhante em Portugal. Esses trabalhos não só tratam de princípios e temas, mas também apontam possíveis caminhos a seguir dentro de um programa interdisciplinar.

Indicação bibliográfica:
JUNIOR, Benjamin Abdala. De vôos e de ilhas. Literatura e comunitarismos. Estudos Literários 15. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada. Afro-luso-brasileira. Coleção Vega Universidade. Lisboa: Vega, 1986.