Arte Poética de Horácio




Livro canônico da teoria literária antiga, a Arte poética (lat. Ars Poetica) (~18 a.C.) de Horácio é peça indispensável para a compreensão da feitura da obra literária. Escrito em hexâmetro datílico, o texto é mesmo assim de uma beleza e graça admirável; provavelmente por ser não um tratado, mas uma simples carta, dedicada a jovens poetas (Lúcio Pisão e seu filho, segundo Porfirião, um dos comentadores mais antigos de Horácio). O próprio título original da obra é Epistola ad Pisones, sendo uma introdução ao núcleo das ideias sobre poesia, criação literária e formação do poeta composta pelo grande escritor latino sem qualquer intento escolar, e mesmo reveladora de um espírito perspicaz e crítico.

Bebendo da cultura grega, Horácio demonstra um saber próprio sobre a arte de escrever poesia. Mais do que traduzir as lições aristotélicas, ele aprofunda questões e nos ensina um importante princípio: saber adequar o conhecimento dos mestres do passado às produções artísticas do presente. Se os Pisões foram influenciados por Horácio não sabemos, mas a sua Ars Poetica atravessou séculos, inspirando e ensinando artistas da Idade e Média e Renascimento, sendo muito lida, inclusive, pelos escritores da escola romântica.

Definindo e exemplificando elementos teóricos de grande importância para a composição literária, como unidade e liberdade, coesão e coerência, tema e tratamento, uso distinto das palavras e de seu arranjo, adequação, emoção, tradição etc., ainda que sem nomear muitos deles, Horácio é sem dúvida uma pedra de toque da Teoria Literária. Embora ele mesmo tenha dito nesta carta que o destino dos poetas é a morte, tornou-se nome imortal da literatura e dos estudos literários.

“Levantei um monumento mais duradouro do que o bronze; mais alto do que as pirâmides, obra suntuosa de reis; monumento que a chuva não corroerá, que não será derrubado pelo aquilão furioso, que resistirá, através do tempo, a sucessão dos séculos sem fim. Eu já não morro completamente...” (Ode XXX, liv. III apud Oliveira, 2004).


Indicação bibliográfica:
HORÁCIO. Arte poética. Trad. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito, 1984. (Clássicos). Edição bilíngue.

Obs: Da bibliografia artística de Horácio destaco suas epístolas
HORÁCIO. Satyras e Epistolas. Trad. Antonio Luiz de Seabra. Porto: Typographia Commercial, 1846.