Iniciação aos Estudos de Cinema



Diferentemente do que aconteceu com os estudos literários, não encontramos um só manual de estudos de cinema, que assim se denomine. Talvez porque a área de estudos superiores de cinema que hoje se desenvolve seja primordialmente marcada pela preparação técnica e não propriamente acadêmica. Sem um manual às mãos, fomos dar uma olhada nos ramos disciplinares que compõem a grade curricular do Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP.

História do audiovisual: estuda a origem, constituição e desenvolvimento do Cinema, do Rádio e da Televisão dos primórdios aos dias atuais.
Estudos técnicos: oferecem instrumentalização geral para o acesso a equipamentos e técnicas, sem deixar de articulá-los à teoria; trabalha-se imagem, som, animação, direção, roteiro.
Estética e teoria do audiovisual: estuda a linguagem audiovisual e as reflexões teóricas sobre ela (como a teoria do cinema).
Teoria das mídias audiovisuais: estuda a presença das tecnologias de comunicação audiovisual nos processos sociais, políticos e culturais.

Inserindo o cinema não no estudo das artes, mas no da comunicação, temos o manual de João Cardoso da Cruz, que vale à pena mencionar por conta de seu caráter de introdução e da pertinência com que traz as mais elementares discussões que se faz nesse outro prisma de estudos de cinema. Mais conhecido é o manual de John Fiske, embora ele não faça a compartimentalização que torna tão didática a obra de Cruz.

Quanto a nós, sem pedra de toque, seguiremos os estudos de cinema conforme o paradigma já usado, partindo da História do Cinema para então estudar a Teoria do Cinema em suas múltiplas facetas.

Indicação bibliográfica:
CRUZ, João Cardoso da. Introdução ao estudo da comunicação: imprensa, cinema, rádio, televisão, redes multimédia. Lisboa: Dislivro, 2002.
FISKE, John. Introduction to communication studies. 2. ed. London: Routledge, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário