O que é Cinema?




Assim como fizemos ao tratar de literatura, começamos nossos estudos de cinema pelo começo, buscando um manual o mais didático e introdutório possível, afinal o ramo de estudos de literatura e cinema é interdisciplinar e exige que nos desprendamos do viés de origem em favor do objeto de análise.

Bernardet (1981) serviu bem a esse intuito, mais do que procurar definir o termo que nomeia um tipo de arte, híbrida e contraditória por natureza no caso do cinema, o teórico e professor e crítico e cineasta faz um passeio pela história ressaltando aspectos sociais, políticos e econômicos que, em conjunto, fazem da arte e do espetáculo cinema o que ele é hoje. Mesmo abordando o assunto especificamente pelo viés historiográfico, esse livro traz as questões mais elementares de que deve ter domínio um estudioso do campo, sendo capaz de abrir bem qualquer percurso de estudos.

Temas como a ascensão da fábrica hollywoodiana, o legado do cinema de arte europeu (Teóricos Russos da Montagem, Expressionismo Alemão, Cine-poesia, Avant-Garde Francesa, Neorrealismo Italiano, Nouvelle Vague, Escola Inglesa), os Cinemas Novos como voz dos oprimidos por governos ditatoriais, o cinema como ferramenta de educação e cidadania, o cinema militante e o experimental, etc. são trabalhados de forma crítica e arguta. O autor, ainda, nos apresenta os grandes cineastas e alguns filmes marcantes, sem deixar de falar dos filmes artísticos pouco conhecidos no Brasil, àqueles que sobrevivem à margem das produções americanas e europeias, vindos de outros países da América Latina, do Oriente Médio, da Ásia e da África.

Pela importância do autor e didaticidade do texto, escolhemos esse livro como pedra de toque, a primeira de uma nova série de estudos fundamentais que desenvolveremos daqui para frente.

Indicação bibliográfica:
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1981.


Obs.: Indico também o manual de cinema para professores do ensino normal elaborado pelo crítico Inácio Araujo
ARAUJO, Inácio. Cinema: o mundo em movimento. Livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. (História em aberto).